Agruras de emigrante

Susana Diniz
Latest posts by Susana Diniz (see all)

Deixei Portugal há 4 anos para entrar em Macau um dia depois. Aquela longa viagem dá para tudo. Mesmo aqueles que nunca tiveram tempo para pensar sobre si, deviam comprar um bilhete de avião para a China. O percurso é tão longo que dá para tudo. Menos para voltar para trás.

Aqui encontrei velhos amigos e fiz novos. Uma nova família, chamam-lhe. De facto, são os novos amigos que nos levam pela mão nas alturas mais difíceis. São aqueles que dizem que as saudades passam, e que nos aconselham a escolher um hobby.

Em 2015 nasceu a minha filha. “So far, so good”, sempre bem disposta, e nunca tive o azar de ter ficado doente. Até ao dia em que completava exactamente quatro anos de Macau. A pequena resolveu estampar-se, na sua louca velocidade de descobrir tudo e o coração de mãe inexperiente partiu-se em mil bocados.

Telefonámos à mãe, ao tio, à avó, ao passarinho e a todos os que pudessem ajudar. São estes os momentos em que a distância não atenua nem perdoa. Correria de médicos, três mil opiniões e o sorriso da bebé.

Emigrar não é para fracos. E não é pêra doce. Sempre que voltamos a casa e somos quase como estranhos na pequena terra que nos viu nascer. E depois há isto. E a esperança de que tudo vai voltar ao normal. E vai, mas sem a ajuda dos pilares.

Susana Diniz

"Sorriso de menina. Mulher. Determinada. Inteligente. Aperta nas mãos o coração de gente mas guarda no peito as cicatrizes da vida. Amiga. Sincera. Gosta de abraços sinceros e prolongados. Gosta tanto de loucuras como de silêncios. Acredita no olhar quando as palavras o desmentem. Gosta dos que ousam discordar. Dos que a fazem sorrir e a deixam sonhar." ANA RUTE

susana has 13 posts and counting.See all posts by susana

One thought on “Agruras de emigrante

  • 14 Fevereiro, 2016 at 1:10
    Permalink

    Texto curto mas certeiro e de grande sensibilidade. O primeiro parágrafo é delicioso , na profundidade e na angústia que transmite. Brava Susana.

Comments are closed.