Amo-te! E depois?

Susana Diniz
Latest posts by Susana Diniz (see all)

A 11 de Novembro celebra-se, na China, o Dia dos Solteiros. A tradição impera e faz-se notar neste dia pelo agrupamento de quatro números um, que simboliza o solteiro (11/11).

Poderia ser uma coisa boa, um dia ao estilo americano correspondente ao dia de S. Valentim, vulgarmente conhecido como dia dos namorados, mas vai muito para além disso.

Na China, país para onde vim morar quase há quatro anos, encontramos uma série de tradições como esta. Porém, tudo se move pela economia.

Ontem, no afamado 11 do 11, as vendas do gigante chinês Alibaba, que opera o conhecido “Taobao”, superou os 35 mil milhões de yuans em 13 horas e meia, o que representa pouco mais de cinco mil milhões de euros. Leram bem: cinco mil milhões.

A cultura chinesa obriga ao casamento. Moças bonitas com mais ou menos estudos devem encontrar a sua cara metade, umas mais metade do que outras, e resolver a sua situação familiar até aos 25 anos. O Dia dos Solteiros é um bom pretexto para pedir as donzelas em casamento e sacudir a pressão da família.

Não deve ser muito difícil perceber que há milhares de casamentos combinados ou por conveniência. Há cerca de uma semana, a China acabou com a política do filho único, que travou o crescimento da população em cerca de 40 milhões de pessoas.

O objectivo é casar e ter filhos. Um e, melhor ainda, dois. E que um seja rapaz. O amor, essa coisa que obriga à partilha e transmissão de sentimentos, virá depois, dizem muitos. O dinheiro há-de ajudar a comprar a felicidade!

Imagem

Comentários

Comentários

Susana Diniz

"Sorriso de menina. Mulher. Determinada. Inteligente. Aperta nas mãos o coração de gente mas guarda no peito as cicatrizes da vida. Amiga. Sincera. Gosta de abraços sinceros e prolongados. Gosta tanto de loucuras como de silêncios. Acredita no olhar quando as palavras o desmentem. Gosta dos que ousam discordar. Dos que a fazem sorrir e a deixam sonhar." ANA RUTE

susana has 13 posts and counting.See all posts by susana