Dia das Bruxas: Tudo por uma festa!
- Dia das Bruxas: Tudo por uma festa! - 29 Outubro, 2016
- Empadas e Empanadas: Propostas Reconfortantes para os Dias Chuvosos - 17 Outubro, 2016
- Papas de Aveia: Um mundo de possibilidades - 4 Outubro, 2016
Há quem defenda que, fruto do fenómeno da globalização, vivemos cada vez mais desenraizados do nosso legado cultural, daquilo que nos caracteriza e nos distingue precisamente do outro (outro país, outro povo, outra região, outra família) e concordo que há uma tendência algo assustadora para nos assemelharmos cada vez mais uns aos outros, podendo pôr em risco a nossa consciência identitária.
Falo sobre isto a propósito das tradições, sejam elas de índole religiosa, pagã, ou uma amálgama das duas.
Aproxima-se o feriado do 1 de Novembro, dia dedicado a todos os santos, no qual me habituei na minha infância a presenciar – e por vezes participar – a tradição do “pão por Deus”.
Muitas vozes críticas afirmam o quanto este costume está a cair em desuso e a ser substituído por tradições importadas de outros continentes, tal como tem acontecido há algum tempo a esta parte com o Halloween – ou Noite das Bruxas – importado dos Estados Unidos, e mais recentemente com o Dia de Los Muertos mexicano.
Confesso que, por muito que seja defensora da manutenção das tradições ancestrais, desde tenra idade, não resisto a tudo o que de horrífico me possam propor! Desde miúda pequena que os filmes de terror começaram a atraír-me (hoje já não sou tão destemida!) e o sobrenatural e o fantástico fazem-me borbulhar o sangue!
Por tudo isto, na condição de mãe de dois pequenos ávidos de festas, comecei há três anos a planear e realizar para eles uma Festa das Bruxas, decorando a casa a preceito – com teias de aranha e aranhas, abóboras iluminadas, esqueletos e caveiras.
Quando a Maria e o Francisco eram mais pequenos, as actividades para os miúdos passavam pela pintura de desenhos da temática, pelo visionamento de filmes infantis ou pela realização de jogos tradicionais (como a dança da cadeira).
Atendendo a que eles cresceram, este ano resolvi inovar um pouco, e seleccionei alguns livros temáticos para as faixas etárias de cada um deles (e, por conseguinte, dos respectivos amiguinhos) para que façamos leituras no decurso da tarde, de forma a enriquecer mais o ambiente que se pretende arrepiante!

Neste dia, esqueço por completo as noções de comida saudável, e tento colorir o mais possível a grande mesa de festa que preparo. Faço sempre aranhas, dedos de bruxa, múmias de salsichas, ossos, e uma “bebida de sangue” que faz furor! Quando algum amigo dos meus filhos vem mais cedo nesse dia e almoça connosco, preparo uns pimentos recheados com carne e uns fantasmas de puré.

Trago-vos assim a famosa “bebida de sangue”, os dedos de bruxa e as múmias de salsichas, tudo ideias simples e fáceis de preparar.
Bebida de Sangue Halloween
(receita retirada do blog Petiscos.com)
Ingredientes
| 1/2 l de sumo de laranja
| corante culinário vermelho
| 1/3 l de sumo de maçã
| 1/3 l de ginger ale
| açúcar para os copos
Preparação
- Tingir o sumo de laranja com o corante vermelho (retirar um pouco de sumo para as bordas dos copos) e misturar com o ginger ale e o sumo de maçã.
- Despejar num prato o restante sumo vermelho reservado, pondo também o açúcar num prato. Molhar as bordas dos copos com o sumo e depois com o açúcar. Encher cuidadosamente os copos (0,3 l) com a “bebida de sangue” e servir.

Dedos de Bruxa
(receita retirada do blog MyTaste)
Ingredientes
|100 gr de manteiga
|50 gr de açúcar
|2 ovos
|1 colher(café extracto de baunilha
|300 gr de farinha
|1 pitada de sal
|50 gr de amêndoas (para as unhas)
|Doce de morango
Preparação
- Pré-aquecer o forno a 180º.
- Colocar os ingredientes no copo, excepto as amêndoas e o doce de morango, e programar 30 segundos/ vel 6.
- Separar bocadinhos de massa e dar-lhe forma de dedo. Pressionar firmemente uma amêndoa num extremo para formar a unha. Marcar 3 linhas na metade dos dedos, fazendo uso de um palito, para criar a aparência dos nós dos dedos .
- Colocar no tapete e levar ao forno durante 20 minutos ou até estarem lourinhos.
- Deixar arrefecer durante 3 minutos. Levantar com cuidado as amêndoas, e untar com o doce de morango de modo a parecer o sangue. Voltar a colocar a amêndoa sobre o doce.

Múmias de Salsicha
(receita retirada do blog Ideias e Receitas)
Ingredientes
|12 salsichas
|Massa folhada ou quebrada
|Mostarda
Preparação
- Numa panela com água a ferver coloque as salsichas durante 5 minutos. Depois passá-las por água fria.
- Envolver as salsichas com tiras de massa folhada ou quebrada.
- Colocar no forno pré-aquecido cerca de 5-10 minutos.
- Por fim, fazer os olhinhos e a boca com mostarda.

Bom fim-de-semana! Bons cozinhados e Boa Festa das Bruxas!!