Orgulho Português

Ana Paes
Seguir
Latest posts by Ana Paes (see all)

Hoje falo-vos de orgulho. Orgulho português.

Por terras de África, mais concretamente em Malabo, um português de Vila Franca de Xira tem escrito a sua própria história no mundo do futebol.

Luís Filipe Pinto dos Santos, professor de 1º ciclo, carrega consigo o currículo e a experiência adicional como treinador de futebol. Durante 10 anos em Portugal, com passagens por Atlético, Agualva, CAC, Sintrense e Carregado, Luís Santos fez história com a Associação Desportiva do Carregado, ao sagrar-se Campeão da 1ª Divisão Distrital de Infantis e promover a equipa de Iniciados à Divisão de Honra.

Actualmente na Guiné Equatorial, foi convidado pelo Coordenador Técnico do Cano Sport Academy, Daniel Gonçalves, a fazer parte da sua equipa em Malabo.

Desde então, Luís Santos e Daniel Gonçalves têm estado imparáveis na conquista dos melhores lugares da tabela.

Actual treinador das equipas sub-17 e sub-19 do Cano Sport Academy, Luís Santos ocupa o 1º lugar da 3ª divisão nacional com a equipa dos sub-17 e o 3º lugar da 2ª divisão nacional com a equipa dos sub-19.

Na Guiné Equatorial apenas existem campeonatos oficiais no escalão de seniores, nos quais participam as equipas sub-17 e sub-19 do Cano Sport Academy, o que em muito valoriza o trabalho desenvolvido por todos os jogadores e equipa técnica, assim como o lugar que ocupam na classificação.

O Cano Sport Academy tem um acordo de cooperação com o Sporting Clube de Portugal e se isso já não fosse suficiente, por si só, para ligar este canto do mundo ao nosso cantinho em Portugal, este português de nome Luís Filipe Pinto dos Santos, com a humildade e profissionalismo que o caracterizam, deixa por terras de África uma marca lusitana impossível de apagar.

Não são as vitórias, mas a garra e profissionalismo com que cada português se faz notar por esse mundo fora que nos caracterizam. Não são as conquistas nem as condecorações que movem este jovem vila-franquense mas, sem sombra de dúvida, o seu gosto, afinco e dedicação ao que diz ser o seu hobby.

A cada jogo os olhos brilham e o coração dispara. Um coração português. Um coração vila-franquense.

Um grito típico para a bancada, braços ao alto e um sorriso rasgado no rosto expressam a essência de quem vibra, vive e respira futebol.

Luís Santos é só mais um português entre tantos outros que decide emigrar. Mais um entre tantos que se destaca e que poucos conhecem. Mais um entre tantos cujos olhos se encharcam e cuja voz se embarga quando a saudade aperta, que olha em frente e respira orgulho. Orgulho de ser quem é. Orgulho de quem luta. Orgulho de quem é capaz. Orgulho de ser simplesmente português.

Ana Paes

"Coração maior, gosta das manhãs. Irrita-se com a incompetência, mas dedica a sua vida a acabar com ela. Tira, dos sorrisos das crianças, a força que a faz levar tudo à frente. Correcta, honesta, franca, de sorriso fácil. Quem a conquista, jamais a perderá." - SUSANA DINIZ Ana Paes é educadora de infância e professora de música. Escreve também aqui: Os filhos dos outros

ana-paes has 15 posts and counting.See all posts by ana-paes