Parabéns a todos nós!

Sofia T
Latest posts by Sofia T (see all)
Faz hoje um ano que o Gaibéu está de portas abertas

Apesar de o projecto ter começado em Abril de 2015, só a 8 de Agosto abrimos as portas, porque criar um site de raiz e fazer jornalismo não é pêra doce e leva muito tempo em aprendizagens.

Tudo começou quando eu e o Helder Bento, desanimados com a informação que nos ia chegando, tão agarrada à pressa de noticiar e vazia de conteúdos, quisemos tentar fazer alguma coisa nesta área da comunicação que abrangesse todas as pessoas e abraçasse este concelho de que gostamos e que fomos vendo silencioso.

No início, pretendemos mostrar que há gente para além das figuras públicas e que há comunidades de quem quase não se fala. Quisemos falar delas e dar-lhes voz. Quisemos e continuamos a querer. Queremos mostrar o valor cultural e humano desta terra em que vivemos e levá-la aos quatro cantos do mundo, assim como trazer esses quatro cantos a esta terra.

Ao longo deste ano de trabalho voluntário de todos os “gaibéus” que dão vida a este projecto, tentámos mostrar o concelho de Vila Franca de Xira e as suas gentes. Porque se não somos os Gaibéus que vieram para a Lezíria trabalhar durante as mondas, fomos “gaibéus” em algum momento da nossa vida: num trabalho longe de casa, numa comunidade que nos é estranha, num círculo de amigos improváveis, numa situação que nos levou a lutar com todas as forças… Todos nós!

Uma parte, penso que foi conseguida, mas há ainda muito a fazer.

Queremos chegar a todo o concelho, à comunidade imigrante, aos mais novos e aos mais velhos, aos quais ainda não conseguimos chegar com a força que queríamos, porque somos poucos e porque o concelho é muito grande, apesar nos ter parecido pequeno à partida.

Abro o meu coração aos leitores, tal como o abri à criação do Gaibéu, e é de peito aberto, esperando que a participação de todos nos torne numa voz uníssona e maior em nome desta região e destas pessoas, que vos agradeço por voltarem aqui, e nos lerem.

O NOSSO SINCERO OBRIGADA!

 

Sofia T

Profissionalmente tem feito imensas coisas, no entanto, aqui só se encontrará a parte civilizada. Lê livros, conta histórias, estuda um pouco de tudo, o que lhe dá a capacidade de ver o mundo numa perspectiva alargada e de aprender depressa. Nunca pára de aprender. Vive numa insaciável busca por conhecimento e pela melhoria das suas aptidões. Gosta de fazer bem, privilegia sempre a competência e segura-a no seu horizonte. Se lhe perguntarem o que gosta mesmo de fazer, dirá que gosta de ler, escrever e de contar histórias. Por isso, escreve coisas em várias vozes. Eleva cada voz a um desafio que leva até ao fim e lhe serve de combustível. Escreve em plataformas Blogger, WordPress, papel ou na areia da praia. Conta histórias em vídeo, áudio, ou texto. E edita-as todas, porque, acredita, é na edição que está a arte. A quem interessar, nos espaços temporais que deixa em aberto, carregou fardos de palha, sacas de ração e carrinhos-de-mão cheios de estrume. Também trabalhou muitos cavalos e deu aulas de equitação, entre tantas outras coisas.

roriztroni has 37 posts and counting.See all posts by roriztroni

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

sixteen + three =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.