Vila Franca de Xira

Seguir

Gaibéu

O Gaibéu é um espaço informativo feito por gentes da terra, em formato jornalístico. Ou não.
Notícias, reportagens, entrevistas, opinião, podcasts, lugares e sabores, tudo isto no mesmo pacote.
Do concelho de Vila Franca de Xira para o mundo. E vice-versa.
gaibeu@gaibeu.pt.
Gaibéu
Seguir

O concelho de Vila Franca de Xira tem 317,7 km2 e cerca de 137.000 pessoas e está dividido em 11 freguesias que se uniram em 2013 e formaram seis grupos.

Destaca-se aqui um desses grupos, a freguesia de Vila Franca de Xira, a vila que é cidade desde 1984, onde vivem aproximadamente 18.000 pessoas. Este espaço é dedicado a esta terra e a estas gentes.

A vila que é cidade liga-se à Lezíria Grande pela Ponte Marechal Carmona. Passados os cinco arcos da ponte sobre as nossas cabeças, estamos perante uma grande extensão de planície, onde outrora chegavam jornaleiros para trabalhar as terras, que se estende por cerca de 6.000 hectares entre os rios Tejo e Sorraia, dos quais 2.200  são explorados pela Companhia das Lezírias. Esta zona do estuário do Tejo é rica em campos de arroz e pastagens para gado bravo, cavalos e ovelhas que enchem a paisagem lezíria. Mas não se lhes resume, pois após alguns quilómetros percorridos no meio dos campos, encontramos o EVOA, espaço onde se pode observar uma grande variedade de aves e a beleza campina.

Do lado de cá, na terra dos avieiros, varinos e dos toureiros que recebe os campinos nas Festas do Colete Encarnado e na Feira de Outubro, encontramos uma Vila Franca que não é só festas, é também cultura, desporto e gentes.

Do lado de cá, na terra dos avieiros e dos toureiros descobrimos:

– Exposições de variadas artes e expressões no Pavilhão Multiusos, no Celeiro da Patriarcal, no Museu Municipal, no Museu do Neo-Realismo;

– Actividades, livros, música e conferências na Fábrica das Palavras;

– Eventos desportivos como as corridas e as caminhadas, como os jogos da União Desportiva Vilafranquense, como o Xirabasket, ou os campeonatos de Futsal, Voleibol, Hóquei em Patins e futebol;

– Espectáculos no Ateneu Artístico Vilafranquense e o teatro das companhias teatrais.

E há as gentes.

– As gentes que vivem em frente ao rio e daí retiram o peixe que as sustentam;

– As gentes da vila que enchem o mercado nas manhãs de sábado;

– As gentes que correm no passeio pedonal;

– As gentes que se juntam e produzem arte;

– As gentes que abrem as portas das lojas todas as manhãs e recebem os fregueses de braços abertos.

Vila Franca de Xira é isto e muito mais. O Gaibéu quer mostrar-lha por dentro e por fora. À jorna, com a Lezíria no horizonte.

 

 

*Fotografias de Helder Bento.

Comentários

Comentários

Gaibéu

O Gaibéu é um espaço informativo feito por gentes da terra, em formato jornalístico. Ou não. Notícias, reportagens, entrevistas, opinião, podcasts, lugares e sabores, tudo isto no mesmo pacote. Do concelho de Vila Franca de Xira para o mundo. E vice-versa. gaibeu@gaibeu.pt.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

16 − seven =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.