Onde estavam os leitores do Gaibéu no 25 de Abril de 1974 – Texto de Maria José Vitorino

Seguir

Gaibéu

O Gaibéu é um espaço informativo feito por gentes da terra, em formato jornalístico. Ou não.
Notícias, reportagens, entrevistas, opinião, podcasts, lugares e sabores, tudo isto no mesmo pacote.
Do concelho de Vila Franca de Xira para o mundo. E vice-versa.
gaibeu@gaibeu.pt.
Gaibéu
Seguir
A Maria José Vitorino enviou-nos o link do seu blogue onde deixou o seu testemunho sobre o 25 de Abril de 1974.

“Faz hoje 41 anos saí da Faculdade (de Letras) pelo meio-dia e almocei com gente do Jornal República. Passei a tarde em Lisboa, como no dia anterior, a discutir ideias e canções, que a pressa de mudar o mundo era muita!

Fui, como costumava ser, ouvinte do Limite, do trabalho impecável do Manuel Tomás, da voz inesquecível do Leite de Vasconcelos. Adormeci tarde, acordei com o meu pai ralado com as notícias, a minha irmã tinha saído às 6 da manhã de comboio para as aulas em Lisboa – não havia liceu em Vila Franca, só Escola Técnica e um colégio, os meus pais queriam que continuássemos para a Universidade e eram contra os colégios privados. Perguntei pela música que tocavam e enchi de esperança o coração. Logo a seguir, a rua.

O meu avô materno, antifascista tenaz, tinha então pouco mais anos que eu tenho hoje. No dia 27 de abril, 48 horas depois que pareceram tão longas, mais tarde, chorei abraçada ao meu avô, de alegria, a ouvir na telefonia libertação dos presos políticos, luta de 48 anos. Tinha 18 anos. Até hoje, e já cheguei a netos, sei que sou da palavra, da rádio (agora também webradio), da rua, da liberdade e dos longos combates.”

Maria José Vitorino no Lerdo Ler

*Resposta ao desafio do Gaibéu

Comentários

Comentários

Gaibéu

O Gaibéu é um espaço informativo feito por gentes da terra, em formato jornalístico. Ou não. Notícias, reportagens, entrevistas, opinião, podcasts, lugares e sabores, tudo isto no mesmo pacote. Do concelho de Vila Franca de Xira para o mundo. E vice-versa. gaibeu@gaibeu.pt.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

10 + ten =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.